CAPELA DO SANTO ANTONIO DE PÁDUA



DIOCESE DE JALES



MARINÓPOLIS



FONE : 17 36951433



E- mail:
samarinopolis@hotmail.com



sexta-feira, 3 de junho de 2011

Frei Antônio de Lisboa

Em fevereiro de 1220 uma notícia sacode Coimbra: Dom Pedro, irmão do rei de Portugual, trouxera as relíquias de cinco frades, missonários no Marrocos. Os jovens insistiam tanto em anunciar o Evangelho que o rei Miramolin os liquida a golpes de espada. Os corpos são jogados á multidão, que os estraçalha. São recolhidos pelos cristãos e remetidos a Coimbra.
Fernando fica emocionado: há poucos meses os frades estavam ali, esmolando, falando da missão e agora, na capela do Mosteiro da Santa Cruz.
Sente um grande impulso de substituir aqueles jovens, partir para a missão e dar a vida por Jesus. Isso não seria possível como monge agostiniano.
Abre seu coração aos frades do convento dos Olivais quando vêm bater á porta do mosteiro pedindo comida; outras vezes ele mesmo os visita, buscando orientação, pedindo informações sobre Francisco de Assis, sobre os missionários. Amadurece a decisão de ser frade, contando com o apoio de seu superior.
Meses depois, em 1221, Fernando é admitido na Ordem franciscana. Troca de nome: agora se chama Antônio, frei Antônio de Lisboa. Para sua alegria, recebe ordem de partir para as missões no Marrocos. Permanece alguns dias no convento, juntamente com frei Filipe de Castela, aperfeiçoando-se na língua árabe, que já conhecia de Lisboa.
Frei Antônio e frei Filipe partem, ouvindo o superior repetir as palavras de Francisco de Assis: "Vão, caríssimos, e anunciem a todos a paz e a penitência para o perdão dos pecados."
Cheios de disposição, partem para Lisboa: 200 Km a pé, e anunciam Jesus aos muçulmanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário